domingo, 12 de dezembro de 2010

Explique porque o aumento de oferta de moeda na economia pode gerar inflação e diga qual o tipo dessa inflação e uma forma do governo conter a alta de preços.

   O valor da moeda de um país está relacionado a quantidade das suas reservas de ouro ou de qualquer outro valor, muito comum o uso do dolar americano como parâmetro.
   Quando se produz moeda em espécie em quantidade maior do que o possuído em reserva ocorre a desvalorização deste de acordo com a lei da oferta e procura, quanto mais comum é algo no mercado, menor o seu valor. Se o valor de uma moeda cai, mais dela é necessário para se adquirir um bem, o valor da moeda cai, o do bem não. Essa sequência explicada acima gera a inflação, que é o aumento do valor de um bem em relação à moeda que o compra.
   Uma forma que o governo pode utilizar para conter a alta dos preços é atravéz do aumento de suas reservas, no caso de um país que utilize o dólar americano como parâmetro é comum a tomada de empréstimos junto ao FMI (fundo monetário internacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário